pakilia significa ‘Dar alegria‘




Somos uma empresa jovem e exportamos jóias de prata de comércio equitativo do México à Alemanha. No México trabalhamos em contacto próximo com os artesãos que criam peças de joalheria feitas à mão e acompanhamo-los em direção dum futuro com mais segurança e independência financeira. Além disso, costumamos ir regularmente a Taxco para poder comprar os produtos diretamente aos ourives.

O nosso conceito

A nossa equipa jovem liderada pelas fundadoras Julia Maier e Miriam Müller está permanentemente em ambos países: A Julia vive no México e orienta a nossa equipa de projetos e compras e a Miriam trabalha na Alemanha juntamente com as nossas colegas Melly Baumann e Leonie Heinicke no departamento de distribuição. Todas nós temos um historial empresarial e passámos metade dos nossos estudos no México. A través da nossa presença permanente tanto no México como na Alemanha, estamos sempre muito próximas dos artesanos em Taxco e dos nossos clientes na Europa. Além da nossa colaboração com os retalhistas (maioritariamente lojas de comércio justo & boutiques ecológicas e de comércio equitativo) também temos uma loja online, estamos presentes em mercados e feiras e também organizamos “Noites de joalheria mexicana” (Mexiko-Schmuck-Abende), para aproximar o México e pakilia às salas de estar dos nossos clientes. Graças aos nossos numerosos canais de vendas, podemos alcançar uma grande audiência sem estar dependentes dum lugar físico. Formamos parte da organização de cúpula alemã dos comércios equitativos (Weltladen Dachverband) e somos um dos fornecedores oficiais desta organização. Além disso, somos um dos membros do FairBand – a federação alemã responsável pela importação e venda justa.

O nosso trabalho no México

A ideia de criar pakilia foi desenvolvida pela Julia durante os seus estudos no México, mas a primeira base para a fundação da empresa foi construída no verão de 2012. De momento trabalhamos com 20 famílias de artesãos – com as quais estabelecemos relações profissionais e de confiança. As visitas mensais aos artesanos e os encontros frente a frente são os fundamentos de pakilia. Nós apoiamos as famílias que colaboram connosco continuamente através do pré-financiamento e também da assistência administrativa. Para nós é mais que evidente dar-lhes conselhos com respeito à segurança social, à exportação, à qualidade e ao cálculo de gastos. Juntos trabalhamos para garantir uma qualidade cada vez melhor dos nossos produtos e para criar novos produtos - também graças aos comentários dos nossos clientes!


Os nossos produtos

Cada família traz o seu próprio estilo e os seus próprios modelos à nossa empresa. Desta forma podemos oferecer uma larga gama de produtos com um total de 450 pingentes para colares, brincos, pulseiras e anéis. Além da prata esterlina 925 também temos produtos trabalhados no México com pérolas cultivadas em água doce e pedras naturais. Graças ao trabalho próximo que temos com os nossos artesãos também podemos fornecer produtos feitos à medida e variantes personalizadas sem qualquer problema. Também aceitamos pedidos de empresas, clubes etc. que queiram pequenos lotes personalizados.

As condições de produção

Em Taxco, a cidade montanhosa onde vivem e trabalham as famílias, é onde a artesã Bety coordena a compra e o trabalho operativo. Ela faz diariamente um relatório e informa-nos. A Julia vai cada 4-6 semanas pessoalmente ao local e pelo menos uma vez por ano é a vez da Melly, da Leonie ou da Miriam de visitarem a cidade. Durante as nossas visitas não só temos a oportunidade de observar a produção de perto, mas também de interagir com as famílias a nível pessoal. Nós conhecemos a sua situação de vida e as suas preocupações e podemos desse modo apoiar-lhes de forma específica e individual. Estamos também a trabalhar para melhorar a segurança no trabalho nas oficinas, sensibilizando as famílias para esta importante questão e apoiando-as com o equipamento adequado (por exemplo, com óculos de proteção e máscaras respiratórias).